Luciano Azevedo solicita exames oftalmológicos em alunos da rede pública

Compartilhe esta notícia:

Durante a sessão da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada no dia 16, o vereador e bombeiro, Luciano Azevedo, solicitou que Vanderlei Mársico interceda junto à Secretaria Municipal de Saúde, para que estude a possibilidade da realização de exames oftalmológicos nos alunos da rede pública do ensino municipal.

Luciano Azevedo – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

“O levantamento realizado entre abril e junho de 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que a pandemia aumentou cerca de 70% os casos de miopia em crianças, tendo como principais causas o maior tempo no uso do celular, videogame e computador”, justificou o vereador.

Ele acrescentou “é importante que a miopia seja diagnosticada o quanto antes, pois crianças míopes podem se tornar adultos com alta miopia, tendo maiores chances de desenvolver catarata, descolamento de retina ou outros problemas oftalmológicos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a falta de óculos é uma importante causa de queda do aprendizado, pois forçar a vista leva os alunos a terem frequentes dores de cabeças, resultando em menos concentração e interesse pelo estudo. Com o retorno obrigatório de 100% dos alunos, é certo que muitos terão dificuldade no aprendizado devido aos problemas de visão desenvolvidos durante a pandemia, por isso as escolas precisam realizar essa triagem visual, com consulta oftalmológica, para identificar as crianças que irão necessitar do uso de óculos de grau para correção do problema”.

Pessoas foto criado por cookie_studio – br.freepik.com

Segundo Azevedo, nos casos de famílias em situação de vulnerabilidade social, os alunos devem ser encaminhados para a assistência social, a qual poderá avaliar a possibilidade de doação de óculos aos estudantes carentes.

Compartilhe esta notícia: